Uma questão de gênero, uma questão humana, uma questão de ser mulher no século XXI

..."O ensejo a fez tão prendada
Ela foi educada pra cuidar e servir
De costume, esquecia-se dela
Sempre a última a sair
Disfarça e segue em frente
Todo dia até cansar (Uhu!)
E eis que de repente ela resolve então mudar
Vira a mesa, assume o jogo
Faz questão de se cuidar (Uhu!)
Nem serva, nem objeto
Já não quer ser o outro
Hoje ela é um também
A despeito de tanto mestrado
Ganha menos que o namorado
E não entende porque
Tem talento de equilibrista
Ela é muita, se você quer saber
Hoje aos 30 é melhor que aos 18
Nem Balzac poderia prever
Depois do lar, do trabalho e dos filhos
Ainda vai pra night ferver..."
Ela foi educada pra cuidar e servirDe costume, esquecia-se delaSempre a última a sairDisfarça e segue em frenteTodo dia até cansar (Uhu!)E eis que de repente ela resolve então mudarVira a mesa, assume o jogoFaz questão de se cuidar (Uhu!)Nem serva, nem objetoJá não quer ser o outroHoje ela é um tambémA despeito de tanto mestradoGanha menos que o namoradoE não entende porqueTem talento de equilibristaEla é muita, se você quer saberHoje aos 30 é melhor que aos 18Nem Balzac poderia preverDepois do lar, do trabalho e dos filhosAinda vai pra night ferver..."Pitty, música: Amélia.



Eu de certa forma já cambaleei pelos caminhos do machismo incutido na minha mente (criação interiorana, católica, etc's!), já fiz terapia, li e reli literaturas a respeito do feminismo, vivenciei e de certa forma tenho moldado como acho mais pertinente me portar como mulher.Livre de esteriótipos e de expectativas sociais.

Nestes dias em que novamente trazemos a tona a questão feminina no Brasil, com mais uma pesquisa que constata o machismo patriarcal que ainda impera nesse país, onde também as mulheres fazem parte.Relembrando meses atrás a chocante constatação que os brasileiros naturalizam o assédio sexual e o estupro (pesquisa posteriormente corrigida), mesmo assim levantamos essa poeira suja a tanto tempo em baixo do tapete.
Aí eu fiquei pensando depois de vários comentários nas mídias, tv's, blog's e afins sobre o posicionamento da mulher, sobre nosso papel na sociedade e bláblábláaaa...

Mais e aí?
Quando vamos falar com nossas meninas?
Quando vamos falar com nossas mulheres?
Quando vamos colocar aquele senhor de engenho que ainda nos proíbe de ler e nos açoita com palavras e por vezes violência física para fora de casa? Para fora de nós? De nosso pensamento de nosso comportamento!
Quando vamos ensinar nossos meninos o valor da vida humana...Seja de qual gênero for, seja de qual opção sexual for?
O feminismo não é um monstro, não existe para matar os homens e transformarmos o mundo em um reduto lésbico. Não. O feminismo existe para que nós mulheres possamos pensar fora dos padrões arcaicos ainda em voga.
Ele existe para que todos sejam iguais e livres, livres para que possam fazer suas escolhas, livres para usarem as roupas que desejarem sem serem assediadas gratuitamente, livres para beberem sua cerveja ou seja lá o que for, livres para decidirem não ter um filho ou um casamento, livres para se apaixonarem e casarem "depois de velhas", livres para poderem ganhar tanto quanto um homem pelo mesmo trabalho exercido, livres para serem chefes, políticas, presidentas e também para serem donas de casa!
O feminismo quer somente liberdade para uma comunidade feminina denegrida e violentada historicamente...Pelo simples fato de nascer mulher.
Pitty essa semana talvez nem tenha se dado conta de que ao responder Anitta lhe mostrou onde ela escondia seu machismo, criticando "mulheres na balada" em que ela própria utiliza de seu corpo como objeto sexual para vender seus "shows" de músicas erotizadas e danças quase que comparadas a rituais de acasalamento... Assim como Anitta milhares de mulheres responderam à pesquisa sendo a favor de comportamento claramente machistas...E se perguntadas mais claramente vão dizer serem contrárias ao machismo.
Como nossa linda Emma disse no discurso da ONU a pouco tempo também, os homens e meninos tem que entrar nessa luta conosco, eles por liberdade de sentir e nós por liberdade de sermos mulheres.Apenas.
Eu sofro assédio sexual e não me sinto feia ou desinteressante quando ele não ocorre, me sinto na verdade feliz e em paz porque pude sair na rua e voltar sem me sentir seguida, agredida por palavras ou mesmo violentada por olhares e palavras xulas.Eu não me ofendo ou tento doutrinar uma amiga porque ela resolve beijar vários homens ou até mesmo transar enlouquecidamente com diversos deles, eu apenas não sigo seu comportamento porque a mim não apetece.
O feminismo não vai doutrinar as meninas a serem nada além daquilo que elas no seu âmago gostariam de ser.
O feminismo quer buscar que todas nós seres de úteros e dramas possamos fazer nossas escolhas!



















Comentários

Postagens mais visitadas