Quando o sonho acaba.

As pessoas conversam na sala, nos corredores. Convivem em plena harmonia.
Seus dias se passam sem que grandes cobranças, sem que grandes impactos ocorram com elas.
Acho que não seria capaz de me adaptar a uma vida lenta, sem minha correria rotineira, a solidão puxaria meus pés.
Mas desde alguns dias eu tenho implorado a vida uma trégua.Um momento para respirar, que se afrouxa-se o torniquete. Será que nada de leve e belo pode coexistir em meio o vazio que minha vida se tornou? Será?
A meses não sorrio, a meses não vejo grande parte de meus amigos, a meses não jogo conversa fora, nem um beijo eu tenho recebido.
A alguns dias...Tenho visto a licenciatura de forma diferente. Não há espaço para o sonho no fazer diário de um professor, algo que para mim uma professora de história parece inconcebível visto que a história é feita para ser pensada, imaginada, discutida.
O que eu tenho feito é tentar aplicar resquícios de um conhecimento que eu adoraria transmitir, um conhecimento efervescente que para mim é tão interessante, importante! Porém somente a mim.
A  dias tenho vindo a me indispor ao tentar motivar alunos ao entendimento, ao pensar historicamente, ao ganharem gosto pelas leituras escritas, midiáticas ou através de objetos históricos. Nada lhes interessa...Nada lhes chama a atenção...Absolutamente nada.
E esse nada vai tomando conta do meu corpo, como ecos que vão invadindo minha mente me dizendo que o sonho acabou. Por um lado você luta pelos elos perdidos (que tentam se salvar em meio ao caos) e por outro você tenta não se perder em palavrões, ações impensadas, você tenta conservar a voz sadia, uma garganta sem arranhões diários.
Licenciatura...Licentortura. É claro que existem os profissionais sobreviventes, que talvez já sejam humanos de natureza mais forte, ou eu seja um ser sensível demais, mais este ambiente violento de guerras internas, de pouco interesse em saber não me agrada em nada. Nada.
Quem sabe não me torne costureira, fotógrafa. Se a elevação de cargo, ou mudança drástica de ambiente de trabalho não vier, não vou me negar a abdicar. Por mim mesma.

Comentários

  1. @wander_ctba ... Vivemos em um contesto limitado e rotineiro isso nos faz muitas vezes pensar se o que esta ao meu redor me satisfaz, incondicionalmente, pois a resposta é bem clara quando você questiona sua liberdade. Você é livre ao mesmo tempo presa no medo. Viver é muito mais que ter uma vida rotineira ... só rompendo barreiras a vida pode ter um novo sentido e desafio ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas