Vida de profa.

Se não fosse imperador, desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro.
D. Pedro II
Meu aniversário,Me vem algo inesperado.Uma cartinha...Não veio de uma menina, já  se faz mocinha.Escreveu pequenos trechos em papel de cadernoMe falou coisas que eu nunca talvez possa me dar conta sozinhaEra assim" As minhas aulas de história que sempre foram muito chatas tomaram outro rumo. Você fez com que eu gostasse de aprender sobre tudo!"
Entre outras coisas que esta pequena me escreveu eu consegui relembrar o gosto que tenho quando dou aula. Falar e falar e fazer sentido.Quase nunca sou ouvida 100%, porém, percebo quando tenho 35 olhinhos em cima de mim, acompanhando o que eu leio, seguindo minha fala por onde ando na sala, as brigas para ler o texto, o desespero de me entregar a tarefa primeiro. Os livros que me trazem sobre os temas estudados, os filmes, jogos, video games, músicas, quadros, histórias de avôs e avós. O desejo de aprender e saber despertado.Seja porque a história os tocou, seja porque querem me agradar.Eu gosto de dar aulas.Sofro com o cansaço, com o desrespeito de muitos, com os sapos burocráticos, com as algemas que ainda temos que enfrentar dentro das escolas...Sofro quando meu aluno especial tende aprender o que o sistema limita que ele saiba, sofro quando tenho que ensinar sobre Persas e sequer tenho tempo de ensinar sobre nós mesmos.Meu aniversário sempre me trás surpresas.Mas essa cartinha tão pequena e singela, tão inesperada vinda de uma aluna tão tímida, que vive em seu mundo particular, talvez tenha o sentido de me lembrar"Se você está mudando, desistindo, deixando, ou pensando melhor sobre tudo isso fica sabendo que o pouco que fez deu certo"Vou continuar estudando...Lecionando, aqui acolá. Continuar. Porque talvez esta pequena menina calada que tanto diz ter visto e aprendido comigo uma jovem professora também aprendiz, quem sabe tantos outros calados tem se despertado para a história e o pensar através das minhas falas.

Comentários

Postagens mais visitadas